ESG Bonds: em breve oportunidades!

Green Bonds

image77

O mercado de Títulos Verdes (Green Bonds) visa habilitar e desenvolver o papel fundamental que os mercados de dívida podem desempenhar no financiamento de projetos que contribuem para a sustentabilidade ambiental. Os Princípios para Títulos Verdes (Green Bond Principles – "GBP") promovem a integridade no mercado de Títulos Verdes por meio das diretrizes que recomendam transparência, divulgação e relatórios. 


Eles destinam-se aos participantes do mercado e são projetados para incentivar informações necessárias para aumentar a alocação de capital em tais projetos. Com foco no uso de recursos (proceeds), os GBP visam dar suporte aos emissores na transição de seu modelo de negócios para uma maior sustentabilidade ambiental através de projetos específicos.

Social Bonds

image78

Os Títulos Sociais (Social Bonds) são utilizados para captar recursos para projetos novos e existentes que demonstram resultados sociais positivos.  Os Princípios para Títulos Sociais (Social Bond Principles "SBP") promovem a integridade no mercado de Títulos Sociais por meio de diretrizes que recomendam transparência, divulgação e relatórios. 


Eles são destinados ao uso por participantes do mercado e são projetados para impulsionar o fornecimento de informações necessárias para aumentar a alocação de capital para projetos sociais.

Sustainability Bonds

image79

Desenvolveu-se um mercado para títulos alinhados tanto aos Princípios para Títulos Verdes (Green Bond Principles, "GBP") quanto aos Princípios para Títulos Sociais (Social Bond Principles, "SBP" e em conjunto com os GBP, "Princípios"). 


Essas transações refletem o contínuo desenvolvimento do uso do mercado de títulos. Exemplos específicos de tais transações podem ser encontrados no Centro de Recursos da ICMA (International Capital Market Assotiation) em https://www.icmagroup.org/green-social-and-sustainability-bonds/resource-centre/).


Essas diretrizes foram publicadas para confirmar a relevância dos Princípios neste contexto e facilitar a aplicação de suas orientações sobre transparência e divulgação no mercado de Títulos de Sustentabilidade ("Sustainability Bonds").